quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Carta a alguém em depressão

Talvez, enquanto eu fale ou escreva, você continue sentindo uma tristeza, um desânimo e um vazio que te acompanham até demais, só que tudo isso não te impede de trabalhar, de cuidar da vida e fingir que está tudo bem quando a ocasião requer. Ou talvez você esteja paralisado e sozinho, duvidando que possa realmente sair do buraco algum dia.
Quero ser franco contigo, porque sei que nessa condição temos pouca paciência para papo furado. A depressão pode mesmo levar ao suicídio. Em outros casos, ela pode ser uma pena longa e severa, anos e anos de prisão intelectual, afetiva e funcional. A vida se derramando no ralo do tempo.
Acho bom encarar isso. É preciso reconhecer a dimensão desse obstáculo. Primeiro, para nos darmos conta de que essa condição demanda nossa atenção e cuidados imediatos e continuados. Depois, para estarmos seguros de que estão errados aqueles que, por não a terem experimentado, e por estarem mal informados, subestimam ou estigmatizam a depressão. Com isso, contribuem para criar dificuldades ao enfrentamento adequado de um problema de saúde pública mundial. Também contribuem para agravar o sofrimento de pessoas próximas. Eu tinha minhas dúvidas quando estava aí onde você está, mas hoje é bastante claro para mim: depressão não é sinal de fraqueza. Pode ser, antes, indício de sensibilidade e de inteligência (ainda que muitas pessoas sensíveis e inteligentes não sofram com ela, felizmente). Não é motivo de culpa, e sim uma enfermidade que pode e deve ser tratada.
Num dia de melancolia é possível fazer bem a alguém. Você pode fazer bem a si mesmo, por exemplo, fazendo uma boa refeição, ou se exercitando. Pode ouvir alguém que precise desabafar. Fazer um elogio, encorajar. Então mais vale arriscar e tentar fazer algo de significativo, ainda que seja um passo aparentemente minúsculo. Vai que uma hora saímos desse buraco e voltamos a ganhar bons momentos no tempo que nos resta, quem sabe até fazemos uma diferença positiva na vida de outras pessoas… E o fato é que há grandes chances de isso acontecer.
´´Eu, você e muita gente sabe que o que está passando não é frescura, eu sei que não quer chamar atenção de ninguém. Eu te entendo, sei que muita das vezes você quer apenas se isolar e sumir, mas não se sinta só, você é seu bem maior, nada nesse mundo se compara a grandeza de ser quem você é. Vivemos em meio a um mundo prestes a explodir por falta de pessoas boas e eu te digo eu preciso de você. Você é uma pessoa boa, não dê ouvido as vozes que atormentam a sua mente, você sabe que elas não são reais e nada do que dizem é verdadeiro. Se vier a crise estarei aqui para te ouvir chorar, gritar e até se espernear, mas não faça o que as vozes te dizem. Você tem valor, você vale mais que ouro. Eu preciso de você, seja um forte durante a fraqueza, você não está sozinha(a).´´

4 comentários:

Escolha da Profissão Certa: 7 Dicas Rápidas!!

Se você está prestes a fazer o vestibular e está se sentindo mal por não conseguir se decidir entre as profissões não fique chateado: isso ...